Sexta, 23 de Outubro de 2026
25°C 37°C
Sousa, PB
Publicidade

Sedec e UFPB realizam encontro para educadores sobre desenvolvimento infantil

Educadores, especialistas e gestores das unidades dos Ninhos do Saber da Rede Municipal de Ensino estão participando, até essa sexta-feira (23), de...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de João Pessoa - PB
23/10/2026 às 16h08
Sedec e UFPB realizam encontro para educadores sobre desenvolvimento infantil
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB

Educadores, especialistas e gestores das unidades dos Ninhos do Saber da Rede Municipal de Ensino estão participando, até essa sexta-feira (23), de Encontro de Formação Continuada, promovido por meio do convênio entre a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A formação acontece desde quinta-feira (22), no Centro de Educação (CE) da UFPB.

Com o tema central ‘Desenvolvimento Infantil: oralidade e cultura do escrito’, a formação visa promover debates essenciais para o aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas à faixa etária de zero a três anos. Garantir que os bebês e as crianças pequenas vivenciem ricas experiências com a oralidade e a cultura do escrito exige uma estrutura acolhedora e intencionalmente planejada.

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB

O segundo grande eixo do debate enfatizou como a gestão da unidade educativa atua diretamente como facilitadora desse processo, unindo a orientação pedagógica à organização administrativa.

“No campo pedagógico, cabe à gestão promover espaços de estudo e formação continuada, acompanhar o planejamento do cotidiano valorizando as rodas de conversa e as narrativas, além de incentivar a documentação pedagógica para dar visibilidade às conquistas expressivas das crianças. Na dimensão administrativa, a gestão assegura a aquisição e manutenção de acervos de livros acessíveis e adequados para a faixa etária, organiza espaços aconchegantes ao alcance das mãos dos pequenos e fortalece a parceria com as famílias, engajando a comunidade no estímulo à oralidade e no hábito da leitura desde o berçário”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil da Sedec, Profª Drª Maria Sonaly Machado de Lima.

A formação realizada no CE/UFPB reafirmou que o fortalecimento da oralidade e da cultura escrita na Primeira Infância exige um compromisso coletivo.

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB

Quando a parceria institucional entre Sedec e UFPB se desdobra em ações em que a gestão administrativa caminha lado a lado com a orientação pedagógica e com o fazer docente, a unidade escolar transforma-se em um espaço vivo de diálogos, narrativas, descobertas e aprendizagens significativas para todos os bebês e crianças.

“Essa formação no CE/UFPB nos mostrou como o olhar e o balbucio dos bebês já são formas puras de comunicação. O material didático de qualidade que tem chegado às nossas unidades favorece muito essa rotina, nos dando suporte para criar espaços acolhedores e repletos de histórias. Saio daqui fortalecida e pronta para aplicar esse aprendizado junto com a gestão do nosso Ninho do Saber”, disse a professora do Infantil I, Maria Alina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.