
O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), gerido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), mantém a oferta de diversas atividades gratuitas durante todo o ano, voltadas ao público a partir dos 60 anos. Localizado no bairro do Altiplano Cabo Branco, o espaço atende, atualmente, 652 pessoas e se consolida cada vez mais, segundo o coordenador Tarcísio Farias, como a extensão de suas casas e também do ciclo de amizades.


“As nossas atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tempo que os idosos dedicam para cuidar do físico e da mente, alguns de forma quase integral, comparecendo nos dois turnos e praticando de três a mais modalidades, enquanto outros apenas em um deles. Aqui, eles garantem mais qualidade de vida e recebem acompanhamento profissional em todas as ações. Por isso, muitos consideram o CRMPI como a extensão de suas casas, onde criam novos laços para toda a vida, sem dar espaço a solidão”, afirmou.

A professora de dança, aeróbica e alongamento, Sandra Araújo, reforça as palavras do coordenador e diz que seus alunos externam essa ideia de que o Centro é a segunda casa deles. “Eles falam com muita satisfação que passaram a se sentir mais vivos depois daqui, com mais disposição para as atividades diárias e perspectivas de novas amizades. Nós temos alunos aqui de 60 até 95 anos em plena atividade, inclusive, com Alzheimer e que, segundo a família, apresentam melhoras significativas no comportamento. É muito gratificante saber que nosso trabalho tem trazido esses benefícios e que temos um coordenador cada vez mais preocupado com os resultados. A gestão municipal está de parabéns por focar cada vez mais na terceira idade”, destacou.

A dentista aposentada Ceres Sales, moradora de Tambaú, é uma das alunas que praticam várias atividades no CRMPI, entre elas, alongamento, ginástica gerontológica, dança e reiki. “Eu aproveito o máximo do que o espaço oferece e considero o lugar minha segunda casa. Acho muito importante a preocupação da atual gestão com a saúde dos idosos”, pontuou.

Outra aluna que frequenta o espaço assiduamente, é a farmacêutica aposentada Antônia de Araújo Oliveira, moradora de Manaíra. Matriculada na yoga, aeróbica e ginástica gerontológica, ela disse que o serviço prestado pelo Município é excelente tanto na parte do treinamento físico e mental, quanto ao incentivo para a extensão de laços afetivos. “Aqui acontecem muitas coisas boas, desde a programação das atividades quanto o convívio com colegas de turma, coordenação, professores e demais funcionários. Não tenho do que reclamar”, acrescentou.

O auxiliar de Laboratório aposentado, Lázaro Rodrigues, residente do Portal do Sol, relata que chegou ao Centro levado por um amigo e, há um ano, cumpre uma rotina diária de atividades. “De segunda a sexta estou aqui e aproveito ao máximo as atividades do dia. Acho tudo muito bom aqui, pois, além de cuidar da saúde e da mente, me permite fazer novas amizades. Eu me sinto em casa”, frisou.

Serviço – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa fica localizado na Rua Ana Guedes de Vasconcelos, nº 262, no bairro Altiplano Cabo Branco. O espaço, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), é destinado à população de João Pessoa a partir dos 60 anos, de forma a promover o encontro de idosos com ações protetivas e preventivas, em busca do envelhecimento ativo e saudável.
Entre as atividades ofertadas estão oficina da memória, aeróbica dançante, dinâmica em grupo, artesanato, ginástica gerontológica, hidroginástica, câmbio (vôlei adaptado para idoso), coral e grupo de estudo sobre longevidade, além de turmas de teatro, informática, natação e musicalização, inclusive para ara pacientes com Alzheimer.

As inscrições ocorrem durante todo o ano, gratuitamente, e devem sendo realizadas no próprio Centro de Referência, mediante a apresentação dos seguintes documentos: xerox do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, atestado cardiológico e, no caso de atividade na piscina, além dessa documentação, é necessário atestado dermatológico e ginecológico ou urológico.