Domingo, 01 de Agosto de 2021 04:26
83 9-9305-2845
Saúde Saúde

Ministério da Saúde fará pesquisa sobre uso de máscara, diz Queiroga

Ministro reafirmou que todos brasileiros serão vacinados até fim do ano e disse que produção da Fiocruz não será mais paralisada

18/06/2021 13h10
Por: Redação Fonte: R7
Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid em morador de rua do Rio de Janeiro - (Foto: Divulgação Ministério da Saúde - 18.6.2021)
Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid em morador de rua do Rio de Janeiro - (Foto: Divulgação Ministério da Saúde - 18.6.2021)

O ministro da saúde Marcelo Queiroga participou da entrevista coletiva semanal da Prefeitura do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (18), e confirmou que a pasta atenderá o pedido do presidente Jair Bolsonaro e fará uma pesquisa sobre o uso das máscaras.

"O presidente está empolgado com a vacinação e, vendo outros países que já estão tirando as máscaras, nos pediu uma pesquisa sobre o uso de máscara. Então vamos fazer a pesquisa que é um parecer técnico para dar as respostas que os médicos e a sociedade em geral querem saber", afirmou Queiroga. 

Outro assunto tratado na entrevista foi sobre a chegada de novos lotes de matéria-prima para a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) manter a produção da AstraZeneca. O ministro garantiu que não havará nova paralisação na fabricação de imunizantes. 

"Não vai haver período sem produção de vacina da Fiocruz. Por isso, nós tratamos o acordo com a AstraZeneca e com o laboratório da China para trazer nova remessa de IFA para produzir mais 50 milhões de doses de vacina", disse o comandante da Saúde. 

Pesquisa em Paquetá

No próximo domingo, os moradores da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, serão vacinados em massa, com o fármaco AstraZeneca, para que seja feito estudos clínicos da efetividade, segurança e ação do imunizante. A pesquisa é semelhante a feita nas cidades de Serrana e Botucatu, no interior de São Paulo. 

Marcelo Queiroga afirmou que o Ministério aprova e incentivas esses estudos clínicos desenvolvidos no Brasil, porque serão fundamentias para traça o planejamento da campanha de imunização contra a covid-19 no ano que vem. 

"No ano que vem precisamos adotar uma estratégia de imunização. Não sabemos se teremos de aplicar uma ou duas doses e para saber é só com pesquisas como em Botucatu, Serrana e na Ilha de Paquetá. E todas as pesquisas são feitas com aprovação do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa)", disse o ministro.

Ainda no Rio de Janeiro, Marcelo Queiroga assinou agora de manhã portaria que libera R$ 2,8 milhões para a ampliação do programa Consultório na Rua e reforço das ações de combate à covid-19 na população de rua.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 140 mil cidadãos maiores de 18 anos, que se encontram em condição de extrema pobreza, devam se vacinar contra o novo coronavírus.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB
Atualizado às 04h06 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

21° Sensação
21.7 km/h Vento
75.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens